10 dicas para melhorar o desempenho nas ferramentas de busca (SEO)

Sua loja virtual aparece na 20ª página de resultados do Google? Não se desespere, preparamos 10 dicas que vai lhe ajudar a trazer sua página para a pole position!

1. Cadastre sua loja virtual nos diretórios gratuítos
A primeira coisa a fazer é registar seu site nos diretórios. Às vezes é um trabalho um pouco demorado, mas é a melhor maneira de subir o seu site nos rankings dos resultados. É importante descobrir quais são as palavras-chave para o seu site nas ferramentas de busca. Uma descrição (500-1000 caractéres) será pedida – certifique-se de criar uma para cada diretório.


2. Otimizar suas tags
Tags são pequenos textos presente no código html que são lidos e digeridos pelos robôs (Spider) do Google e outras ferramentas de busca. Eles são usados para definir e classificar seu site, e avaliar quais os termos de pesquisa são relevantes para o seu site.
Não se esqueça da tag do Título: o título da página. Ela contém o texto que aparece em azul nas páginas de resultados do Google. Fornece informações importantes para o visitante do site, mas também para as ferramentas de busca. Deve ser escrita com intuito de incentivar os futuros visitantes a clicar no seu link. O título deve ser sucinto (entre 5 e 10 palavras, cerca de 60 caractéres) e usar seu nome e as palavras-chave para sua atividade empresarial.
Você deve otimizar cada página de seu site com seu próprio título que inclui o nome de sua empresa e um resumo dos conteúdos da página.
3. Títulos de produtos orginais e específicos
Os títulos de produtos são um fator-chave para o Google, recebendo maior peso e atenção. Seus títulos devem incluir uma descrição detalhada de cada produto (tipo de marca, de cor, produto, etc.) Junto com a descrição, o título do produto é um dos elementos-chave de seu SEO. Certifique-se de que nenhum de seus produtos têm o mesmo título.
4. Preste atenção à sua URL!
Para ser otimizada, a URL deve incluir nomes claros e inteligentes. É melhor usar um hífen para o espaço entre as palavras-chave.
Essas palavras-chave são também importantes para a Google. Portanto, evite URLs com muitos números ou que são muito longas.
5. Criar um blog
Um blog é uma maneira muito eficiente de produção de conteúdos. As ferramentas de busca amam conteúdo novo, o que mostra que o site está ativo. Ao inserir as palavras-chave certas em seus artigos, você pode fazer milagres. E matar dois coelhos em uma cajadada só, pois esta é também uma boa maneira de se comunicar com seus clientes.
6. Coloque os títulos corretos nas suas fotos!
Muitas vezes os títulos das fotos não são prioridade para os lojistas, mas eles também são um elemento-chave em SEO. O Google não pode ver e analisar imagens, mas pode ler os títulos dessas fotos. Antes de colocar fotos em seu site, preste atenção como vai criar os títulos. Por exemplo, «IPod Nano 8GB Vermelho» será sempre uma melhor opção para a leitura e análise da imagem do que «imagem7». Pense nisso!
7. Adicionando conteúdo
O Google e outras ferramentas de busca adoram sites que trazem novos conteúdos. Portanto, escreva o máximo que você puder no seu site – você vai torná-lo mais interessante e atual. A dica é criar páginas CMS que explicam quem você é e como você trabalha, também informar sobre condições de pagamento e políticas de entrega. Basicamente, não há limite, quanto mais informação melhor para o seu cliente e para o seu ranking com as ferramentas de busca.
Você também pode colocar suas palavras-chave em negrito. Evite fazer o seu texto muito denso, portanto organize o mesmo com espaço, destaques, lista de pontos.

8. Evite a duplicação de conteúdo
Quando o mesmo conteúdo é detectado em duas URLs diferentes, o Google vê isso como conteúdo duplicado – dando pouco valor qualitativo. Portanto, se você não quer ser penalizado pelas ferramentas de busca, você deve tentar evitar duplicação de conteúdo.

9. Aumente o número de links para suas páginas
O PageRank do Google ajuda a ferramenta de busca determinar a relevância de um site ou blog. Basicamente, maior o seu PageRank, mais chances você tem de aparecer nos resultados de pesquisa. Para aumentar o seu ranking, você precisa aumentar o número de links direcionados a suas páginas. É importante criar parcerias com outras lojas/sites que podem adicionar um link para o seu site ou produto.

10. Acompanhe o seu progresso no Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise e estatística muito poderosa que ajuda a analisar e compreender as visitas de usuários para seu site. Ao receber informações precisas e cruzamento de dados, você pode entender o que interessa a seus clientes e se adaptar de acordo para que seu site gere ainda mais tráfego.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuíta que irá mostrar-lhe o número de visitantes, páginas vistas, o site de referência, e os navegadores utilizados. É uma mina de ouro genuína de informação!
Comece agora a colocar estas dicas em prática e observar o seu aumento em tráfego! E se você quiser ir ainda mais longe em SEO, não se esqueça de verificar o nosso guia gratuito e detalhado de SEO (31 páginas).

Também queremos ouvir as suas dicas para chegar ao número 1 no ranking das ferramentas de busca. Quais são elas?

Deixe uma resposta