4 testes para fazer antes de inaugurar sua loja on-line

check-list4-1024x537 4 testes para fazer antes de inaugurar sua loja on-line

 

Você já visitou uma loja on-line que parecia ter sido lançada acidentalmente no meio da construção? Para muitos comerciantes, não é por acaso. Lojistas inexperientes podem às vezes não ter consciência de tudo que deve ser testado antes do lançamento.

Desde a compatibilidade de dispositivos até a criação de cenários de usuário, este artigo abrange todos os testes essenciais para garantir um lançamento bem-sucedido. Depois de ter lido, você saberá efetivamente como mudar de “Desculpe, estamos em obras” para “Aberto ao público”.

1. COMPATIBILIDADE E RESPONSIVIDADE

A primeira coisa a verificar em qualquer site antes do lançamento é sua compatibilidade e responsividade, para garantir que os clientes possam consultar a loja com qualquer navegador e com todos os dispositivos disponíveis.

Compatibilidade de navegador: um teste de compatibilidade de navegador, como o disponível em CrossBrowserTesting, verificará se seu site é compatível com todos os navegadores: Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari.
Responsividade do site: um teste de responsividade, como o oferecido emResponsiveTest, mostrará seu site em tamanhos de tela nos desktops, tablets e smartphones mais populares para garantir que seu site apareça perfeitamente em todos eles.

2. CONTEÚDO

Em seguida, verifique duas, três, quatro vezes o conteúdo de seu site. E quando falo de conteúdo, quero dizer qualquer coisa que os visitantes possam ver, ler e ouvir. Um conteúdo de site confuso ou não profissional pode afetar a credibilidade de sua loja e causar um impacto negativo nas suas vendas, portanto certifique-se de revisar:

– Erros de ortografia e gramática
– Formatação e homogeneidade dos parágrafos, listas e títulos
– Dados de contato da empresa
– Tamanho, posição e utilidade das imagens
– Informações sobre produtos, preços, descrições, imagens, tamanhos disponíveis, etc.

3. FUNCIONALIDADE

Dato che il tuo negozio è un’esperienza interattiva, non è sufficiente limitarsi a guardare le pagine per testare se sono esatte, devi interagire con loro e provare diversi scenari. Abbiamo elencato alcune situazioni da ricontrollare per accertarsi che le funzionalità base funzionino regolarmente:

– Clique em todos os links, botões, imagens ou textos para certificar-se de que levam para a página certa.
– Verifique todos os links externos, como os de mídia social, abra-os em aba ou janela separada.
– Crie contas de cliente para teste.
– Faça pedidos de teste usando todos os métodos de pagamento que você disponibilizou.
– Exclua os pedidos de teste assim que estiver pronto para inaugurar.
– Se você tiver uma loja em vários idiomas, teste cada um deles.
– Se você vende para o exterior, teste as diferentes moedas.

4. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (BÔNUS!)

Uma etapa adicional antes do lançamento bem-sucedido da sua loja on-line é testar a experiência do usuário ou, em outras palavras, assegurar que a visita do seu site flui corretamente. Há três níveis em que você pode testar a experiência do usuário. Execute esses testes toda vez que fizer uma mudança significativa no site.

  1. Teste-o você mesmo. Imagine que você é um cliente que visita a loja pela primeira vez. Pergunte a si mesmo. Crie situações para testar a experiência do usuário como, por exemplo, encontrar informações relevantes, comprar ou buscar um produto específico.
  2. Peça para seus amigos testá-lo. Observe-os navegando no site e peça-lhes para executar determinadas ações ou encontrar trechos específicos de informações. Tente capturar momentos em que eles emperram e por que acontece. Às vezes, até mesmo uma simples alteração no conteúdo, como uma chamada à ação mais clara, pode ajudar a resolver essas “emperradas” e melhorar significativamente a experiência do usuário.
  3. Peça para um serviço profissional testá-lo. Testes de usuário, usando sites comoUserTesting.com, são um excelente investimento. O conceito do teste deles é o mesmo que acima, mas a diferença é que seu site será testado por muitos participantes diferentes. Isso ajudará você a confirmar que seu conceito e as mensagens são facilmente compreensíveis em toda visita do usuário na sua loja on-line.

5. O LANÇAMENTO

Acabou! Você está pronto para o lançamento! Usuário PrestaShop, você pode ativar sua loja Online pelo seu back-office, na página “Preferências / Manutenção” e mudando a opção “Habilitar Loja” para SIM. Parabéns! Sua loja está agora oficialmente aberta ao público.

Deixe uma resposta