6 testes A/B para otimizar sua loja online

Lojistas on-line estão sempre procurando maneiras de melhorar sua loja online. Por causa disso, muitos especialistas têm pesquisado e testado diferentes elementos de design para otimizar a eficiência dos sites. À medida que os pesquisadores vão aprendendo mais sobre compradores online, compartilham seus resultados em infográficos, artigos de blogs e muito mais.

Com tantos elementos de site a serem testados, por onde começar? Hoje vamos ajudar você reduzindo-os a 6 testes A/B para otimizar sua loja online, que vamos mostrar aqui.

AB-test 6 testes A/B para otimizar sua loja online

 

 

O testes A/B permitem aos comerciantes online exibir uma de duas versões de seu site. Medindo a eficácia de cada página, os lojistas podem determinar qual design é melhor para converter clientes. Mas antes de mergulhar nesses testes, é importante conhecer o desempenho atual de sua loja online. Levante os números básicos de todas as estatísticas que você quer acompanhar antes de começar os testes A/B nesses elementos de design.

1. Design da página inicial

Cabeçalhos – se você estiver usando cabeçalhos em seu site, teste-os fazendo cópia, verifique seu tamanho ou tente removê-los completamente.
Imagens deslizantes ou carrossel – o carrossel de imagens de seu site é um conversor fantástico ou uma distração aborrecida? VWO, uma empresa de testes A/B, acredita que os carrosséis de imagens já não são tão eficientes. Eles sugerem outra opção: usar uma imagem estática, removendo o bloco ou simplesmente limitando o número de imagens deslizantes a duas.

2. Chamada à ação ou CTA

Cor – pesquisas demonstraram que os seres humanos associam naturalmente a cor a certas ideias e sensações. Descubra que sensações sua CTA transmite, e teste cores diferentes para ver qual delas leva a mais conversões.

Tamanho – uma coisa é certa, a CTA deve ser claramente visível. No entanto, grandes CTAs podem distrair e fazer sair da página. Faça um teste A/B para achar o ajuste certo para seu site.

Copiar – tentar copiar deve ser usado em todo seu site, mas mais particularmente nos botões de CTA. Ao gravar uma cópia, tenha em mente que o que funciona para lojas de desconto pode não gerar conversões em butiques de luxo, portanto verifique se o tom de voz certo foi aplicado ao perfil de seu cliente.

3. Fechamento: cinco páginas ou uma?

Os especialistas discordam sobre a eficácia de um processo de fechamento de cinco páginas quando comparado a um de uma página só. Quem é a favor das cinco páginas acredita que é o que os clientes se acostumaram a esperar. Por outro lado, quem é a favor de uma página só, acredita que encurtar o processo de fechamento diminui a possibilidade de abandono do carrinho.

4. Imagens de produtos

Imagens de alta resolução que mostram o produto são perfeitas para páginas de produtos. Porém, são de fato mais eficazes? Teste cada uma dessas ideias de imagens de produto para ver o quanto ajudam na conversão.

Fundo – De que ângulo seu produto está fotografado atualmente? Tente outros! Você já tentou uma visão panorâmica (de cima) ou uma vista de lado?

Vistas – Da quale angolazione è stato fotografato il prodotto? Prova a cambiarla! Hai provato con la vista dall’alto o con quella laterale?

Modelo – Modelos usando seu produto podem ajudar a vendê-lo porque os clientes têm uma ideia de como o produto vai ficar numa pessoa. No entanto, modelos também podem distrair os clientes do seu produto, diminuindo sua possibilidade de fechar a venda. Faça o teste A/B para ver qual opção seus clientes preferem.

5. Prova social

Será que mostrar seus seguidores na mídias sociais realmente ajuda a construir a confiança em sua empresa? Algumas lojas tiram vantagem ao exibir elementos de construção de confiança como logotipos de pagamento, botões de mídia social e ícones de serviços de segurança. Outras lojas observam uma alta nas conversões depois de removê-los. Saiba o que funciona para você.

6. Preços e promoções

No post de nosso blog intitulado a Ficologia de preços e descontos de e-commerce, sugerimos quatro ideias diferentes de preços e promoções de produtos que você pode experimentar. No entanto, alertamos que o teste A/B de preços e promoções pode ser arriscado, porque os clientes podem acreditar que você não pratica preços justos para seus produtos. Isso dito, recomendamos trabalhar com um profissional para fazer testes de preços e promoções.

É a sua vez.

Independentemente de qual teste A/B você decidir realizar primeiro, lembre-se de testar uma coisa de cada vez. Se você estiver testando o botão de CTA, modifique unicamente o texto ou a cor, mas não ambos. Modificar vários recursos fará com que seus dados fiquem difíceis de interpretar.

Deixe uma resposta