Como contratar o primeiro funcionário para a sua loja on-line

como-se-vestir-para-entrevista-de-emprego Como contratar o primeiro funcionário para a sua loja on-line

Você não consegue dar conta dos pedidos e solicitações dos clientes? É bom saber que as suas vendas estão disparando, mas com o crescimento da empresa, vem a decisão de contratar ou não mais funcionários. Isso também pode ser necessário por outros motivos, como a contratação de um artista gráfico para criar um design personalizado antes do lançamento da loja. Quando você decidir começar a contratar, tenha certeza de saber o que fazer. Se você souber como contratar eficazmente para o seu negócio de comércio eletrônico, economizará tempo e dinheiro. Veja aqui quatro dicas importantes para ajudá-lo a contratar o primeiro funcionário para a sua loja on-line.

Identifique suas necessidades

São muitos os componentes de um negócio que devem ser gerenciados e cuidados para operar uma loja on-line. Vários proprietários de comércio eletrônico conseguem lidar eles mesmos com as tarefas atendimento ao cliente, atendimento de pedidos, divulgação, marketing e produção de textos, mas outros ficam rapidamente sobrecarregados. Naturalmente, o trabalho de um negócio de comércio eletrônico depende de vários fatores, incluindo o seu tamanho. Mesmo se você conseguir cuidar das demandas diárias da sua loja on-line, lembre-se de que é difícil saber de tudo. A contratação de especialistas em várias áreas permitirá que a sua empresa se beneficie com o conhecimento específico que eles trarão. Como um comerciante on-line, você precisa conhecer os seus pontos fortes e fracos e identificar onde uma ajuda extra será mais útil.

Pense de forma inovadora

Quando se trata de uma empresa de comércio eletrônico, não pense que você está limitado a oferecer funções de período integral ou no formato tradicional de 5 dias por semana, 9 horas por dia. Além disso, os funcionários que você contratar inicialmente como freelancers ou em tempo parcial poderão passar a trabalhar em período integral na sua empresa à medida que ela cresce. Outra boa opção é oferecer oportunidades de estágio para recrutar ótimos candidatos. Os estagiários oferecem uma visão inovadora e podem trabalhar com formas de pagamento e horários de trabalho mais flexíveis. Verifique em que áreas você precisa de ajuda e determine as qualificações e a quantidade de trabalho que serão necessárias. Por exemplo, se você quiser renovar as fotos dos seus produtos, a melhor opção provavelmente será contratar um fotógrafo para projetos individuais, conforme a evolução do seu estoque. Estruture a sua equipe de forma a fortalecer a sua empresa ao máximo.

Procure do jeito certo

Existe um grande número de ferramentas que você pode usar para procurar os próximos funcionários para a sua loja on-line. O primeiro passo para fazer uma pesquisa efetiva é escrever uma descrição do trabalho que seja atraente. O que você comunicar aos candidatos deve ser escrito de forma clara, oferecendo informações sobre a sua empresa e sobre o cargo. O próximo passo é ir aonde os seus candidatos estão. Por exemplo, você pode explorar o LinkedIn, sites de vagas de emprego e até eventos de carreira específicos de diversos setores. Nesta era moderna, várias ferramentas de pesquisa podem ser usadas, mas uma das melhores maneiras de identificar ótimos recursos ainda é a recomendação pessoal. Verifique entre seus conhecidos e redes de relacionamento se alguém pode recomendar ou apresentar um candidato interessante. Aproveite todos os recursos disponíveis para ajudá-lo a identificar qual método de busca funciona melhor para você.

Ofereça treinamento em comércio eletrônico aos seus funcionários

Uma boa parte do êxito de um funcionário depende do treinamento e integração na empresa. Verifique se os seus funcionários têm as ferramentas e recursos necessários para serem bem-sucedidos. Até mesmo os funcionários que já têm experiência com comércio eletrônico precisarão aprender algo novo sobre a sua loja on-line e os produtos à venda. Existem muitas opções excelentes de treinamento, desde a inscrição dos funcionários em webinars de comércio eletrônico até treinamento prático no próprio trabalho. Os funcionários e a sua empresa se beneficiarão com o desenvolvimento de qualificações adicionais. Procure funcionários que, além de ter conhecimento relevante e valioso, também queiram aprender e crescer com a empresa.

Aumentar a equipe ou contratar um funcionário temporário é uma decisão importante para a sua empresa. Faça a sua lição de casa e prepare todos os funcionários para terem um ótimo desempenho e possibilitar o sucesso da sua loja on-line.

Deixe uma resposta