Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Na parte 1 da nossa série, Como encontrar as palavras-chave corretas de SEO para sua loja on-line, apresentei um método simples para identificar as palavras-chave mais importantes para sua loja on-line.

Agora que você já tem suas palavras-chave, vamos explorar um dos temas de que mais gosto, ou seja, a estruturação do site otimizada para SEO.
No contexto de um site de comércio eletrônico, a etapa de estruturação diz respeito principalmente à organização das categorias, mas também à organização da navegação dos internautas.

SEO-21-1024x307 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2


Para trabalhar e concluir sua estrutura, recomendo duas ferramentas:

• Uma planilha tipo Excel, onde você vai manipular suas palavras-chave.
• E a ferramenta de código aberto Freemind que lhe permitirá desenhar uma árvore. A ferramenta é gratuita e é compatível com todos os sistemas operacionais.

Neste artigo, usarei como exemplo uma semântica relativa a camisetas.

Para tanto, juntei um pouco menos de 50 palavras-chave em inglês, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e levantei os volumes de pesquisa na ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.

Quantas palavras-chave é preciso ter?

Não há um número de palavras-chave ideal, isso depende principalmente de você e da atividade de seu site de vendas on-line: um site pequeno terá muito poucas palavras-chave, um maior terá mais, e assim por diante.

Definição do volume de pesquisa

O volume de pesquisa corresponde, segundo o Google, ao volume de pesquisa médio mensal constatado numa palavra-chave nos últimos 12 meses, no idioma e na região indicadas (somente no Google).

Vejamos mais de perto essas palavras-chave.

A primeira coisa que você notará é que as palavras-chave não têm a mesma importância em termos de volume de pesquisa. De modo geral, quanto mais volume de pesquisa tiver uma palavra-chave, mais haverá concorrência e mais difícil será conseguir um lugar na primeira página do Google.

Exemplo da cauda longa na semântica “T-Shirt”

SEO2-IMG1 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Maneiras diferentes de escrever a mesma coisa.

Em SEO, costuma-se dizer que é o internauta que tem sempre razão e notamos que ele pode digitar de modo diferente a mesmo palavra-chave:

SEO2-IMG2 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Observe que os modos diferentes como as pessoas digitam suas buscas no Google não devem ter o efeito de criar uma categoria específica de produtos.
Você pode, portanto, agrupar suas palavras-chave de acordo com a solicitação do internauta e chegar a um conjunto de categorias desordenadas:

As palavras-chave semelhantes são agrupadas para criar todas as categorias da minha loja.

SEO2-IMG3 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Vamos organizar isso num site de comércio eletrônico “SEO FRIENDLY”

Quando tiver agrupado todas as suas palavras-chave e criado todas as categorias de sua loja, você pode abrir a ferramenta do Mind Mapping Freemind:

Proposta de organização de categorias Versão 0.1
SEO2-IMG4 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Quando o SEO e a ergonomia se juntam

A fim de poder organizar adequadamente todas essas categorias entre elas, criei duas novas categorias que não estão vinculadas ao SEO, mas sim à necessidade de organizar a loja de uma forma lógica para o internauta:

• Estilos
• Marcas

Confirme o funcionamento da árvore

Ao criar sua árvore, pense na navegação que será oferecida ao internauta e nos filtros à disposição dele em cada página. Para validar a escolha da árvore, veja se ela está em conformidade com esta lista de verificação:

Navegação para baixo:
Posso sair da home page e descer nas categorias até encontrar a camiseta que quero, independentemente de quem sou.
Navegação para cima:
Posso começar minha navegação pelas categorias mais profundas e ir subindo na árvore e tudo parecerá lógico aos meus olhos. Geralmente é a “Navegação Estrutural” que assumirá esta função.
Combinar os filtros
Minhas categorias atuais são suficientes para atender meu visitante? Posso, por exemplo, combinar os filtros de [estilos] com os filtros de [sexo]?

Na primeira versão de minha árvore, percebi que não permitia aos visitantes consultarem páginas contendo “camisetas Geek masculinas” nem mesmo “camisetas Cool femininas”

Portanto, atualizei minha árvore, adicionando novas categorias interessantes tanto para meus visitantes quanto para o SEO.

Proposta de organização de categorias Versão 0.2

SEO2-IMG41 Como estruturar sua loja online com suas palavras-chave de SEO – Parte 2 de 2

Para fins de legibilidade deste exemplo somente representei as categorias [estilos] casadas com o [sexo], mas dá para perceber que essa combinação com [marcas] ou até mesmo filtros de cores torna-se possível, e muitas páginas podem assim ser criadas.

Pense na navegação transversal:
Imagine que um visitante encontre seu site no Google tendo digitado a palavra-chave “camisetas Cool”. Ele chegará na página correspondente de seu site mas vai provavelmente querer filtrar seus resultados com um critério de [sexo]. Portanto, é importante que você forneça uma navegação que leve seu internauta para outras páginas interessantes e complementares. Essa navegação transversal é representada pelas setas no diagrama acima.

Não se esqueça de dar mais prioridade ao seu visitante do que ao SEO

É bom lembrar que não é o Google que irá comprar produtos em sua loja, mas sim os visitantes que procuram seus produtos. Portanto, dê sistematicamente prioridade a seu visitante sobre o SEO. A ideia é oferecer transações que possam ser “SEO friendly” e ao mesmo tempo ergonômicas.

Deixe uma resposta