Como obter os seus primeiros clientes para a sua loja de comércio eletrônico

Após configurar a sua loja de comércio eletrônico, não se preocupe se os clientes não começam a chegar imediatamente. Na verdade, você não pode esperar pela chegada dos seus clientes. Antes de obter os seus primeiros clientes, tente estas várias técnicas para chegar mais perto das primeiras vendas!

Veja abaixo seis estratégias que você pode usar para que os clientes comecem a comprar na sua loja ainda hoje.

1. Incentive os clientes com uma oferta gratuita

Oferta gratuita? Você pode hesitar em oferecer algo gratuitamente. Porém, isso pode aumentar o número dos seus clientes e ajudar a divulgar a sua loja nos primeiros dias. Veja alguns “presentes” que você deve considerar:

• Demonstração gratuita, se aplicável
• Remessa gratuita
• Compre 2, leve 3 no seu primeiro pedido
• Amostra grátis ou presente especial para os primeiros pedidos

Além de fazer com que o seu produto chegue às mãos do cliente, é uma oportunidade de aumentar a sua lista de assinantes de e-mail exigindo o e-mail do cliente para que ele receba a oferta gratuita. Esses usuários vão divulgar sua loja e, como resultado, aumentar a sua base de clientes e gerar feedback que você pode usar como depoimentos para promover os seus produtos.

2. Otimize a sua utilização de redes sociais

Os seus clientes em potencial já estão em sites de mídia social, o que é uma boa notícia para os seus negócios on-line e um forte motivo para você participar da conversação. As redes de mídia social permitem que você conheça facilmente as pessoas que deve envolver e oferece uma oportunidade direta para isso. A promoção de seus produtos e serviços em sites de mídia social também ajudará os clientes a descobrir a sua marca. Configure contas nos sites mais populares, incluindo Twitter, Facebook, Pinterest e LinkedIn. Além disso, existem canais que você pode usar para promover informações ou ofertas que podem interessar clientes em potencial e para apresentar a sua marca como uma das líderes do setor. Uma boa presença na mídia social converterá leitores e fãs em clientes reais.

3. Aumente a sua publicidade on-line

Se o seu orçamento permitir, considere investir em uma estratégia de publicidade eficaz. Um pequeno investimento colocará sua marca e seus produtos na frente do seu segmento demográfico pretendido e ajudará a gerar tráfego qualificado. Alguns exemplos de programas de publicidade incluem o Google AdWords, o Amazon Product Ads e o Facebook Ads. Se usados corretamente, você terá um retorno sobre o seu investimento. Mas pesquise antes para determinar as opções que funcionam melhor com o seu orçamento e o seu público. Examine o Google Keywords para descobrir o que os seus concorrentes estão fazendo para gerar tráfego e aumentar as vendas dos seus sites de comércio eletrônico.

4. Gere tráfego para a sua loja on-line com um bom conteúdo

Os mecanismos de pesquisa e os visitantes do site não resistem a um bom conteúdo. Ofereça algo atraente para envolver os visitantes e incentive o compartilhamento dessa oferta com outras pessoas. Veja abaixo alguns exemplos de conteúdo que podem aumentar o tráfego:

• Posts de blogs: escreva sobre tópicos relevantes para se conectar aos seus clientes em potencial e demonstrar o seu conhecimento sobre os produtos e o setor. Posts de blog escritos com habilidade também podem divulgar os seus produtos de formas criativas que não serão percebidas pelas pessoas como apenas mais propaganda. Os posts de blog bem escritos darão aos leitores um motivo para visitar regularmente o seu site, onde os seus produtos estarão a apenas um clique de distância.

• Vídeos: você pode usar vídeos de diversas formas para envolver os clientes e oferecer uma experiência mais humana quando visitam o seu site. Os vídeos podem ser usados para compartilhar demonstrações de produtos, depoimentos e tutoriais, entre outras atividades. O uso de vídeos para apresentar produtos pode ser um diferencial em relação à concorrência. Se dois sites vendem produtos similares, mas um deles tem vídeos que permitem que os clientes vejam o tamanho e a utilização do produto, os clientes provavelmente optarão por comprar os produtos do site que tem os vídeos.

• Artigos com notícias relevantes: outra maneira de gerar tráfego para a sua loja on-line e aumentar a taxa de conversão é ser uma fonte de informações úteis e publicar notícias relevantes que podem estar sendo procuradas pelos seus clientes em potencial. A disponibilização regular de notícias relevantes dá aos visitantes um motivo para voltar ao site, onde podem facilmente interagir com os seus produtos.

5. Aumente a visibilidade com lojas on-line

Você pode configurar a sua loja on-line para também exibir os seus produtos em lojas on-line líderes de mercado como eBay, Amazon, Etsy, etc. Você pode aproveitar o enorme público que essas lojas já têm. Além de levar os seus produtos para a frente dos clientes, você também pode facilitar a compra dos produtos em um site que já conhecem e no qual já confiam, ao mesmo tempo que aumenta a visibilidade da sua marca on-line. Você pode incluir incentivos para que os clientes voltem à sua loja on-line com ofertas especiais como um cupom exclusivo.

6. Promoções para indicações

Outra ótima maneira de ampliar a sua rede e incrementar os seus negócios on-line é oferecer promoções para clientes ou clientes em potencial que indicam a sua loja on-line. Recompense os clientes que compartilham a sua loja on-line com os amigos e a família. Você pode começar oferecendo um cupom aos clientes que curtem a sua loja em redes sociais ou até mesmo recompensá-los por indicar novos clientes para o seu site de comércio eletrônico. Essa é uma ótima maneira de começar a criar uma base de clientes fiéis, pois são recomendados por um amigo ou membro da família que já conhecem e em quem confiam. Não deixe de conferir os recursos nativos de marketing para ajudá-lo a criar um programa de indicações bem-sucedido com apenas alguns cliques!

Deixe uma resposta