ENTENDENDO DE UMA VEZ POR TODAS, O QUE É UM VPS.

VPS (Virtual Private Server) ou Servidor Virtual Privado em português, é um computador virtual. Ou seja, não existe de forma física. Para que seja possível a criação de um VPS, um programa especializado na virtualização das maquinas, deve ser instalado no servidor que irá compartilhar os recursos entre os VPS. O programa cria uma maquina virtual com tanta perfeição, que ele é capaz de simular cada detalhe, como bios, memória ram, cpu, hd e etc. Tudo usando os recursos do servidor dedicado. Desta maneira, podemos instalar um sistema operacional nele, como Windows ou Linux.

“PROGRAMAS” DE VIRTUALIZAÇÃO.

Para então se tornar a ideia de VPS possível, é necessário o sistema de virtualização, como descrito acima. Existem alguns no mercado e aqui falaremos um pouco sobre cada um dos que julgamos principais.

– VMWARE

Muito utilizado pela maioria das empresas que aceitam servidores de jogos. Possui como ponto forte, a estabilidade, mesmo com um grande número de servidores virtuais, executando funções pesadas. O ponto fraco é que é um sistema muito “manual”. Para se instalar um novo VPS por exemplo, é necessário fazer uma instalação manual do VPS, dizendo quanto de memória, cpu, hd e etc, deseja destinar a este VPS e somente depois, instalar manualmente o sistema operacional.

– OPENVZ

É um sistema de virtualização menos robusto, porém funcional. Sua vantagem é a agilidade de criação de novos VPS, pois com ele, é possível criar automaticamente novos servidores, clonando imagens já pré-configuradas. Mas este sistema possui limitações, como o fato de só aceitar Linux e não ser muito estável, quando existem muitos VPS rodando programas pesados.

– KVM

O KVM é o sistema utilizado por muitos Datacenters para a criação e gerenciamento de servidores dedicados. Este é bem estável e também permite clonagem de forma simples e rápida. Em 10 minutos um novo sistema operacional está criado e pronto para uso. Suporta moderadamente vários serviços rodando ao mesmo tempo, não sendo tão estável quanto o VMWare. Sua limitação é que o serviço não tem completa estabilidade, apesar de ser mais estável que o OpenVZ para programas pesados e também não suporta Windows em versões mais antigas. Rodando bem o 2008 para cima, além de Linux.

vps ENTENDENDO DE UMA VEZ POR TODAS, O QUE É UM VPS.

 

 

people-structure-icon ENTENDENDO DE UMA VEZ POR TODAS, O QUE É UM VPS.A QUEM SE DESTINA?

Todos que necessitam de acesso 24 horas por dia, nos 7 dias da semana a um computador com acesso completo “root” ou “administrador” no sistema operacional. Para os que precisam de um servidor com IP fixo. Aos que necessitam de mais recursos para seus sites, pois uma hospedagem compartilhada já não o suporta mais. Aos que precisam de tudo citado acima, mas não podem pagar por um dedicado. Desde que seu negócio seja suportado em um VPS. Em alguns casos o VPS pode não suportar e falaremos disto mais abaixo.

VANTAGEM

A vantagem de um VPS é a total autonomia por um preço muito mais baixo do que um servidor dedicado. Com valores até 10 vezes mais baixo do que o preço de um dedicado, o usuário de um VPS terá acesso a 100% do sistema operacional instalado, podendo configurar como quiser, dentro das limitações dos termos de serviço do Datacenter e da prestadora de serviço. Leia aqui nossos termos. Muitos VPS possuem tanto recurso quanto um servidor dedicado mais simples, oferece. Tornando obvia a vantagem destes servidores virtuais.

DESVANTAGEM

A desvantagem é que ainda sim se trata de um sistema compartilhado. Temos um servidor dedicado, com vários “sub servidores” dentro. Ainda sim , apesar de podermos simular recursos como CPU e memória, o físico é um só. Temos a CPU principal trabalhando para todos os VPS e o mesmo com a memória. Ou seja, dependendo da carga e da exigência de cada VPS, a CPU pode responder mais lentamente aos servidores, deixando todos mais lentos. Sabendo disto, as empresas precisam saber distribuir bem seus clientes. Em nosso caso em especial, evitamos o overselling e tentamos ao máximo entender o que cada cliente pretende fazer, para que possamos distribuir. Sempre trabalhamos de forma a equilibrar os servidores virtuais em cada dedicado. hosting-vps ENTENDENDO DE UMA VEZ POR TODAS, O QUE É UM VPS.

EXISTE LIMITAÇÃO?

A limitação é a limitação do servidor dedicado. Por exemplo, se você pretende rodar um jogo pesado e o servidor não tiver uma placa de vídeo, naturalmente não será possível simular uma placa de vídeo. Algumas limitações são mais obvias, como tentar colocar 32gb de RAM em um dedicado que somente tem a disposição, 16gb. O sistema irá simular os 32gb, mas ao atingir 16, irá travar “sem entender o porque”.

COMPENSA A ASSINATURA?

Se seu serviço não necessita de um servidor dedicado por ser pesado demais, compensa totalmente o uso dos VPS. Ao menos aqui na BH, temos muita experiência com programas pesados (geralmente jogos) e a maioria de nossos clientes são satisfeitos com nossos serviços. Portanto se sua intenção é ter liberdade, autonomia e você deseja pagar menos pelos serviços, o VPS é sua escolha certa!   obs. Em breve disponibilizaremos outros tipos de virtualização, para que o cliente escolha de acordo com sua necessidade.

Deixe uma resposta