Não recuse-se a liderar!

Afirmo novamente, não recuse-se a liderar!

Sempre fui e sou uma pessoa de hábitos simples, dentre estes meus simples hábitos, está escrever e caminhar, escrever sobre o mundo o qual estou caminhando, um fato claro visto no cotidiano é: um país que anda mal socialmente, profissionalmente, politicamente e economicamente.

E veja que não estou me baseando no olhar de uma pessoa que está lendo matérias de jornais ou televisiva, estou falando do olhar de alguém que caminha nas ruas da quinta maior metrópole do mundo, ou como os gregos diriam a quinta maior acrópole do mundo.

E uma outra coisas que tenho observado e aferido que não só a metrópole está mal, mais também o universo corporativo, e por que as pessoas vivem mal?

Porque recusasse a liderar, sim, isto mesmo!

Repito nos recusamos a liderar, veja bem o que estou dizendo, estamos mal na política por que dizemos: “eu não quero ser político porque todos são ladrões”, a consequência disso e que os corruptos governam o país.

Mais calma venha comigo deixe eu entrar no jogo corporativo com você, dizemos: “meu líder na empresa? que isso, ele não é líder ele é um chefe, duro, difícil, ditador se fosse eu no lugar dele seria melhor”. Mais a questão que se forma aqui é: entender quando você decidiu assinar um recrutamento interno para ser o líder melhor? Ainda a casos que a oportunidade de se tornar líder bate a porta e dizemos: “Tem que trabalhar muito quando se é líder, isso não compensa prefiro ficar no meu cargo mesmo”, ficamos na mesma sendo governados ou liderados por pessoas que muitas vezes colocam peso sobre nós, digo mais ainda a uma terceira vertente de pessoas à aquele que aceitaria governar ou liderar e falta a oportunidade, e digo não é por falta de oportunidade que você ainda não é líder, pelo contrário à oportunidade vai chegar, digo por experiência própria, me tornei líder quando não esperava na minha juventude veia a oportunidade, então quando a oportunidade chegar esteja pronto, coloque se na sua vida pessoal a prática de liderar desde o time de futebol até um grupo de classe, como um líder digo para você, vistas se, porte-se, pense, caminhe como líder e logo será a sua vez.

Mais eu não quero ser extenso pensamento nos exemplos de como se portar para ser líder, o que quero fazer, e levar a uma reflexão sobre a falta de atitude de liderar de tomar posse do direção.

O tema do meu site e meu Blog são 10 minutos de liderança, mais deixe eu tomar mais um minutinho de você, quero fazer uma correlação sobre o que disse acima com uma parábola sobre liderança veja:

Uma vez as árvores resolveram procurar um rei para elas.

Então disseram à oliveira: “Seja o nosso rei.” E a oliveira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar os deuses e os seres humanos.”

— Aí as árvores pediram à figueira: “Venha ser o nosso rei.” Mas a figueira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces.”

— Então as árvores disseram à parreira : “Venha ser o nosso rei.” Mas a parreira respondeu: “Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos.”

— Aí todas as árvores pediram ao espinheiro: “Venha ser o nosso rei.”

E o espinheiro respondeu: “Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem [o que digo], sairá fogo [dos meus espinhos] e queimará [destruirá vocês].”

Este provérbio tem mais ou menos 4 mil anos, para você ver como o problema não é do nosso contemporâneo é um problema histórico a rejeição dos justos a governar e liderar.

Você entendeu? As árvores aqui, saíram para procurar uma árvore que governasse sobre ela que ocupasse o cargo de liderança sobre elas, a pergunta que se forma, é será que elas não poderiam eleger uma daquela espécie delas com líder? mais elas foram procurar árvores de outras espécies para governar.

Quantas vezes colocamos pessoas de fora da empresa para liderar pessoas de dentro, sendo que dentro existem pessoas que poderiam se tornar líderes, lógico que alguém ou um executivo pode levantar a mão e dizer não temos líderes entre nossos funcionários, aí volta a questão para você, que está no lugar certo mais sem a qualificação certa, procure-se especializar se preparar para liderar, porque veja bem o que ocorre no final da história que ilustrei acima, o espinheiro foi o único entre as árvores que escolheu liderar pois ele tinha sombra (qualificação) o que eles procuravam, mais não tinha tolerância, veja o que que ele disse:

Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem [o que digo], sairá fogo [dos meus espinhos] e queimará [destruirá vocês].

AAEAAQAAAAAAAAh Não recuse-se a liderar!

A falta de submissão das pessoas a liderança do espinheiro, levaria ele a agir com total intolerância, sairia fogo e consumiria todas as árvores.

Olha não é atou-a que nas empresa temos tantos espinheiros agindo como líderes, isso acontece porque você se recusa a liderar!

Quando as pessoas certas recusa-se a liderar ou a governar, sabe o que acontece? os ruins governam os intolerantes lideram e no lugar que deveria ser ocupado por você, não é também atou-a que exista tanta corrupção, tanto compliance, isto ocorre porque o injusto quebra todas as regras.

AAEAAQAAAAAAAAf Não recuse-se a liderar!

Finalizo dizendo Governe, Lidere o mundo precisa de bons gestores, como você!

Deixe uma resposta