SaaS e Cloud Computing

Por Carlos Carlucci*

É inegável que o futuro do armazenamento é o Cloud Computing, comumente traduzido para Computação em Nuvem. É um fenômeno que condiz com o rumo das evoluções tecnológicas atuais e tem potencial para elevar a níveis de excelência, cada vez mais altos, os serviços de Tecnologia de Informação.

71642.109459-computacao-na-nuvem SaaS e Cloud Computing

A Nuvem tem tudo a ver com SaaS. Por este ser o melhor modelo para a utilização nas empresas, estas devem ficar atentas às suas peculiaridades, seus modos de uso, custo e acesso. A melhor definição de SaaS – Software as a service é: trata-se de um modelo de distribuição de software licenciado para utilização através da internet. Não há venda e instalação localmente e o pagamento é feito pelo seu uso e não pela aquisição.

Muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre os benefícios deste modelo. Isso é natural. Uma organização precisa questionar qual será o ganho real antes de fazer qualquer investimento. Por isso, ajudo a esclarecer as vantagens.

O fator primordial que atrai as organizações é a facilidade de atualização do software. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, as empresas continuam a investir em nuvem pública para implantação do SaaS por não precisarem se preocupar com a manutenção. Tudo que precise ser feito na parte da infraestrutura é responsabilidade de quem fornece o serviço. Além de exigir de quem usa apenas um computador e um acesso à internet.

Além disso, o Gartner constatou que outros fatores são considerados atrativos como implantação rápida e acesso mais rápido a inovação.  Como disse ao tentar definir o serviço, não é necessário comprar um servidor ou instalar sistemas. Isso traz agilidade, termo cada dia mais buscado no cotidiano atribulado.

Com o SaaS, diferentes usuários em lugares distintos podem utilizar o mesmo sistema ao mesmo tempo. Atualmente muitas empresas optam por trabalhos home office. Desta forma, há uma significativa facilidade para estes colaboradores.

Se a empresa quer reduzir e consolidar despesas, a implantação de SaaS possibilita a uma mesma equipe monitorar, realizar backups e prover serviços a um número elevado de clientes. É uma ótima forma de cortar gastos.

Sabiamente, as organizações procuram por confiabilidade em um ano que um dos tópicos mais importantes no setor de TI é a segurança das informações. No caso do SaaS, sua empresa deve selecionar como subir seus dados para a Nuvem da maneira mais segura de acordo com as necessidades e volume de informação.

Apesar destes riscos, acredito que as empresas continuarão a investir nesta tecnologia. Já podemos perceber um desenvolvimento de itens para combater esses empecilhos. A tendência é um crescimento significativo destas soluções.

*Carlos Carlucci é country manager da Vocalcom Brasil – empresa especializada em soluções para contact center.

Deixe uma resposta