Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

Certo, você tem uma loja online com ótimos produtos, e agora? O sucesso do seu negócio depende de conseguir clientes. Mas como você pode atrair esses clientes sem fluxo de caixa nem reconhecimento de marca? Growth hacking.

Em termos simples, á tática de growth hacking é uma alternativa econômica e inovadora de marketing tradicional. E é como você pode despertar consciência e reduzir seus custos de conquistar clientes por quase nada.

main-1024x537 Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

Introdução

O growth hacking é, sem dúvida, a força motriz que está por trás de algumas das startups mais bem-sucedidas. Empresas como Air B&B, YouTube, Dropbox e Groupon adotaram desde o início estratégias de growth hacking. E, sem dúvida, funciona.

E você, como pode fazê-lo também? Vamos examinar 3 growth hacks simples que os sites de comércio eletrônico usam para expandir sua base de clientes. Por meio de mídia social, mecanismos de busca, bom conteúdo e marketing viral, você conseguirá extrair mais do tempo e esforço gasto na conquista de novos clientes.

Cliente indica cliente

“Indique um amigo e ganhe um vale de R$ 50 para sua próxima compra!”

Customer-Refer-Customer Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

Como funciona: Os programas de indicação de amigos geram um sentimento de reciprocidade entre você e seu cliente. Como em geral os programas de indicação de amigos exigem que o indicado faça uma compra ou uma assinatura, o cliente se sente obrigado a dar uma indicação qualificada para ter certeza de ser premiado.

O que testar: Tente vários incentivos e ofereça-os em diferentes etapas do ciclo de vida do cliente para descobrir o que funciona melhor. Aqui estão alguns exemplos de incentivos de indicação:

• “Indique 3 amigos e ganhe um brinde”
• “Convide 5 amigos e ganhe 3 meses de frete grátis”
• “Convide amigos e ganhe 300 pontos de fidelidade!”
• “Indique um amigo e ganhe um mês de assinatura”

Use influenciadores

Envolva influenciadores online que sejam formadores de opinião no seu nicho

Influencer-Image1 Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

Como funciona: Criar relacionamentos e incentivar influenciadores tais como blogueiros, jornalistas, especialistas para lhe dar cobertura divulga seu negócio online ao público deles. Se você escolher os influenciadores certos você irá abrir as portas para um número exponencial de possíveis clientes. Esta estratégia também cria links de retorno para o seu site, aumentando seus esforços de SEO.

Por onde começar? Comece pequeno. Convencer um bom influenciador a lhe dar cobertura não acontece da noite para o dia. Comece pelos blogueiros não famosos mas com forte presença na mídia social e depois vá fazendo seu caminho até chegar ao topo!

Prospecção social

Envolva clientes potenciais através do marketing de guerrilha digital

PT_Social-Prospecting-11 Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

PT_Social-Prospecting-2 Três dicas simples de Growth Hacking para conquistar clientes de comércio eletrônico

Como funciona: Você está se conectando com usuários de mídia social que falam sobre seu setor, produto ou nicho de mercado específico. Isso significa que eles já estão interessados! Ao dar uma atenção pessoal com uma resposta útil, você está apresentando seu negócio como um recurso de valor.

Como fazê-lo? Faça uma rápida pesquisa diária nas #tags do Twitter e nas conversas relacionadas ao seu negócio. E envie um tweet a esses potenciais clientes que usaram a tag, dando-lhes conselhos úteis e um link para seu site ou um blog específico. Você deve se concentrar mais na astúcia do que na venda. Você não vai querer que esses potenciais clientes pensem que você está mandando spam. Para obter todas as informações, leia o Social Prospecting Workbook da Hubspot.

Para conquistar clientes você precisa descobrir o que funciona melhor para seu público-alvo. É também uma área de seu negócio em que você deve testar constantemente novas estratégias. Quem sabe se não é um desses growth hacks que irá transformar seu negócio em sucesso?

Você já tentou alguma tática de growth hacking para conquistar clientes? Compartilhe sua experiência e conselhos nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta